NINO ARAS NASCEU EM ARAÇUAI NO MÉDIO JEQUITINHONHA CRESCEU NAS RODAS DE SERESTA ONDE SEU PAI TOCAVA VIOLÃO E CANTAVA POR DIVERSÃO NOS FINS DE SEMANA PARA QUEBRAR O PACATISMO DE ARAÇUAI NA ÉPOCA REUNINDO AMIGOS INSTRUMENTISTAS ( GIRIM - FLAUTA, ZÉ AMARAL -VIOLÃO , TONY DE CLARITA - PANDEIRO, ZÉ DE LILI - VIOLÃO RAFAEL DA PAIXÃO BANDOLIN, GENÉSIO - CAVAQUINHO DIVA VIOLÃO E OUTROS MÚSICOS NA CHURRASCARIA DE ZÉ LIO NO AEROPORTO DA CIDADE ). VIVEU LÁ ATÉ OS 16 ANOS ATÉ 1987 MUDANDO PRA SETE LAGOAS ONDE PARTICIPOU DO PRIMEIRO GRUPO MUSICAL O OVERNIGHT LÁ O ACOLHERAM E APRENDEU A TOCAR TECLADO SOZINHO
EM 1990 MUDOU PRA BELO HORIZONTE PARA VIVER COM SUA MÃE E IRMÃOS TOCOU NA BANDA MANTO SHOW POR UM ANO E MEIO 1991 - 1992 NESTE ANO MONTOU O PRIMEIRO TRIO DE ROCK COM MAIS DOIS AMIGOS (VALDECI GODINHO E GEOVANI) MAS EM 1993 FOI CONVIDADO PARA TOCAR NO CONEXÃO BRASIL POR SEU IRMÃO AIRTON QUE TAMBÉM ERA MÚSICO FICARAM. LÁ ATÉ O FINAL DE 1994 ABANDONANDO A BANDA E SEGUINDO CARREIRA SOLO .
COMEÇOU A TOCAR EM BARZINHOS DE BH. NO LUA CLARA NA PRACINHA DO MÉXICO - CONCÓRDIA CONHECEU VANDER LEE, AMÉRICO SCARPELLI JOÃO GERA E OUTROS MÚSICOS MAIS EXPERIENTES. DIVIDIU PALCO COM ELES TOCANDO EM DIAS DIFERENTES. EM 1997 VOLTA PARA O INTERIOR DO VALE - DIAMANTINA ONDE CONVIVEU COM MÚSICOS E SERESTEIROS.
PASSOU A FAZER PARTE DO CARNAVAL DIAMANTINENSE ONDE TOCA ATÉ HOJE E DOS EVENTOS QUE OCORREM NAQUELA CIDADE E REGIÃO.
GRAVOU SEU PRIMEIRO CD " PATRIMÔNIO DA SERESTA" EM 2005
GRAVOU O DVD AO VIVO EM 2008 QUEFOILANADO EM 2011 NO FESTIVAL DE INVERNO DE DIAMANTINA PELA UFMG.